Problemas que podes enfrentar ao criar um site com um criador do tipo “faça você mesmo”

Muitas pequenas e médias empresas, bem como freelancers, gastam muito tempo e dinheiro em ferramentas para sítios web que não se adequam às suas competências e orçamento.

A escolha de um construtor de sítios web do tipo “faça você mesmo” (DIY) pode parecer interessante. O marketing destes construtores promete frequentemente que é muito fácil e rápido ter um sítio web. “Qualquer pessoa pode criar um sítio Web profissional em minutos!”, afirmam com entusiasmo, acrescentando “comece hoje mesmo a ter uma presença profissional online”.

Uma vez convencido e começando a construir o seu site, para que o sítio tenha um aspeto decente, as PME e os freelancers começam por gastar muito do seu tempo a tentar perceber como utilizar este ou aquele construtor de sítios web. Como é que mudo o tipo de letra do meu design? Como é que altero o tamanho da minha imagem na página Sobre Nós? Como é que configuro o blogue?

A meio da criação de um sítio Web não é uma boa altura para se aperceber de que o construtor de sítios web que se contratou não tem a funcionalidade de blogue, não está otimizado para os motores de busca (SEO) ou não tem forma de incorporar uma opção elegante para os teus visitantes subscreverem a tua newsletter.

Mesmo que um construtor de sítios web pareça adequado para a tua clínica neste momento, existem tantas limitações que impedirão o seu crescimento no futuro. E isso é algo que precisas de ter em consideração no imediato.

Não só estás a gastar tempo e energia a criar um sítio Web que não é o melhor em termos de design e desempenho, como também estás a criar um sítio web que é muito limitado em termos de escalabilidade.

Quando se trata do teu sítio web, pensa a longo prazo

A maioria dos gestores de PMEs e freelancers sérios estão no negócio a longo prazo. Raramente se concentram na sua atividade durante um ou dois anos, e depois voltam a procurar trabalho noutra empresa. É verdade que a sobrevivência das empresas recém-criadas é muito limitada, mas a maioria dos empresários está a pensar numa carreira longa, e é por isso que é necessário concentrar os esforços em coisas que vão durar ao longo do tempo e que não têm de ser mudadas a toda a hora.

Se os empresários se imaginam a trabalhar para o resto das suas carreiras, por que razão iriam criar o seu sítio com uma aplicação de construção de sítios web do tipo “faça você mesmo”? O tempo que gastam a dominar essa aplicação é tempo que poderiam ter investido numa solução mais inteligente.

Mas nem todos os construtores de sítios web exageram as suas capacidades. Há alguns que cumprem as suas promessas e com os quais pode construir sítios web maravilhosos com um esforço razoável e a um preço competitivo. Aqui na AruanaWeb, podes encontrar uma visão geral de vários destes serviços. Temos a certeza de que encontrarás informações valiosas que o ajudarão a tomar a melhor decisão para a criação do teu sítio web.

Os construtores de sítios web “faça você mesmo” cumprem as suas promessas?

A verdade é que muitos construtores “faça você mesmo” ficam aquém das suas expetativas. Ao contrário, contratar uma agência profissional garante maior autonomia e a disponibilização de ferramentas ao cliente verdadeiramente profissionais. Por exemplo, uma configuração básica do WordPress ou Joomla não demora muito mais tempo, e custa a mesma quantia de dinheiro ou menos. Portanto, o que realmente importa é o custo do teu tempo, agora e no futuro.

Se as PME e os gestores independentes soubessem que, daqui a 1-3 anos, precisariam de levar o seu marketing online para o nível seguinte e ter um sítio web com WordPress ou Joomla, passariam 30 horas a aprender a trabalhar com uma aplicação de criação de sítios web? Passariam 20 horas? Que tal 10?

Ou vale mais a pena gastar essas mesmas horas a trabalhar com algo que tem o seu futuro em mente e que pode crescer como o teu negócio?

Dificuldades e limitações relevantes dos construtores de sítios web “faça você mesmo”

E não são apenas estes pequenos ajustes extra que as PME e os gestores freelance têm de aprender, mas também precisam de passar mais tempo a corrigir todas as coisas que não correm como esperado quando subcontratam o seu sítio web a um dos criadores de sítios “faça você mesmo”.

Pelo contrário, os sistema de gestão de conteúdo WordPress ou Joomla têm a capacidade de serem utilizados de uma forma muito simples. Não precisas de ter um blogue. Não precisas de ter uma newsletter. Não precisas de ter formulários de contacto. Não precisas de ter vários layouts de página. Não precisas de ter botões de partilha social. Não precisa de ter uma loja de descarregamento digital para os teus livros eletrónicos. Não precisas de ter leitores de áudio para o seu podcast.

Algo semelhante, embora com algumas nuances, pode acontecer com o Squarespace, Wix, Site123, Weebly, Jimdo, SimpleSite, Volusion, Shopify e BigCommerce. Mas se quiseres essas coisas no futuro, sabes que mais? Poderás fazer crescer o teu site para todas estas funcionalidades que te ajudarão a expandir o teu negócio.

Primeiros passos e avisos de segurança

A primeira coisa a fazer é comprar um nome de domínio. Em seguida, podes optar por um alojamento de site autónomo, ou optar por uma opção que inclua este serviço se não quiseres lidar com a parte tecnológica. Depois, podes optar por adaptar um modelo pré-concebido para o aspeto do teu sítio Web, ou pedir ajuda a alguém.

O processo pode parecer árduo e confuso no início, especialmente se nunca tiveres feito qualquer design antes e não estiveres muito familiarizado com as ferramentas informáticas básicas, mas tudo acabará por se tornar mais rápido e eficiente ao construir ou ampliar o teu próprio sítio web.

Nunca é demais salientar que os melhores criadores de sítios Web “faça você mesmo” dispõem de proteção para reduzir a possibilidade de serem pirateados. Infelizmente, os sítios web das PMEs e dos freelancers também podem ser atacados por pessoas por várias razões, e é preciso estar atento a este facto, especialmente se tiveres acesso a informações pessoais ou financeiras de clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, etc. Agora podes pensar em criar o teu próprio sítio web com mais conhecimentos e fundamentos.

A diferença de contratar quem sabe mesmo do assunto

Além das ferramentas profissionais de gestão de conteúdo que uma verdadeira agência de desenvolvimento web pode fornecer aos seus clientes, há outras mais-valias que devem ser consideradas. Contratar uma equipa profissional garante-te acesso a serviços de marketing digital que ajudam a alavancar o teu negócio, seja qual for o teu nicho de mercado, ou os canais de venda e conteúdo que utilizas. Acreditamos que, por isso, a AruanaWeb pode se tornar um excelente parceiro na tua área de negócios no mundo online.

PT
Ir para cima