Novos requisitos do Google e Yahoo para Email Marketing

Durante as últimas semanas, foram vários os alertas das plataformas de email marketing sobre as alterações que vão existir já a partir de fevereiro. Estas alterações têm como objetivo trazer mais segurança, reduzir o spam e facilitar o cancelamento das assinaturas de newsletter. Se fazes envios de email, continua a ler para saber exatamente como te podem afetar as novas alterações.

Privacidade é muito importante!

Quem será afetado?

Estas alterações vão afetar todas as marcas que fazem mais de 5000 envios de emails por dia. O não cumprimento destas medidas, pode prejudicar a taxa de entregabilidade dos emails nos endereços que pertencem aos domínios Gmail e Yahoo.

O que é preciso fazer?

 

1️⃣ Domínio Próprio

Os envios de email deverão ser feitos a partir de um domínio próprio, que deverá ser algo do tipo tuaempresa.pt ou tuempresa.com. Até agora, é muito comum ver email enviados a partir do Gmail sobretudo para quem utiliza o serviço Shopify Email. Isto é algo que deverá ser corrigido.

2️⃣ Cancelamento de assinaturas

Os emails enviados deverão ter a possibilidade do leitor anular a subscrição da newsletter. Verifica que se todos os emails enviados, incluindo aqueles com automatismos, têm esta opção disponível.

3️⃣ Domínio de Marca

A partir de fevereiro 2024 deixou de ser possível utilizar o envio de emails a partir de um domínio amigável (ex. quando aparece “via klaviyomail.com” à frente do remetente), para um domínio de marca que remove esta mensagem.

4️⃣ Autenticações DMARC, SPF e DKIM

Certifica-te de que implementaste autenticações como DMARC, SPF e DKIM para proteger a tua marca contra tentativas de phishing. Estas autenticações são utilizadas pelos servidores para certificarem-se que os emails são provenientes de um remetente legítimo. Esta autenticação é feita no DNS, e poderás certificar se já está em vigor ou não através de ferramentas como o dmarcian.com.

A parte positiva é que todas essas mudanças já eram consideradas boas práticas anteriormente. Então, a nossa recomendação é simples: faz uma verificação rápida para confirmar se já tens tudo implementado.

E mesmo que ainda não faças 5000 envios de email por dia, não adies a verificação destes passos. Num instante chegas a esta meta e a taxa de entregabilidade dos teus emails pode ser afetada. Seguramente não é isso que tu e a tua marca pretendem!

PT
Ir para cima